A farinha de arroz é um alimento sem glúten:
Por ser livre de glúten, é uma alternativa perfeita para pessoas intolerantes ao glúten ou que têm doença celíaca.
É também um alimento perfeito para alimentação vegan.
Ajuda a melhorar a saúde do fígado:
Contém colina, um nutriente essencial para transportar o colesterol e os triglicerídeos do fígado para o resto do corpo.
Ajuda a manter os ossos fortes:
O seu teor em manganésio, cálcio e zinco permite que este alimento ajude a manter um sistema imunitário forte e a manter os ossos fortes. Além disso, o manganésio ajuda o sangue a coagular adequadamente.
Favorece a prevenção de deficiência de ferro:
A farinha de arroz contém uma elevada percentagem de ferro, o que a torna um alimento benéfico para pessoas com baixos níveis de ferro no sangue, mulheres com períodos menstruais abundantes, ou pessoas com algum tipo de cancro.
Origem
A farinha de arroz é um alimento básico no sul da Índia. Encontrá-lo-á em petiscos como o murukku e o puttu. É também amplamente utilizado em países do Sudeste Asiático como o Vietname, o Japão e a Coreia para cozinhar bolos de arroz, mochis ou noodles.
Na Leon the Baker, também usamos este alimento versátil em muitas das nossas receitas de pão sem glúten.
Entre os pães que contêm farinha de arroz integral, destacamos o Eco Pão de Forma Rústico, as Eco Chapatas, as Bolas de beterraba, o Pão Toscano, as Almofadas recheadas com cacau ou as Tostas de trigo sarraceno e arroz integral, onde a combinamos com outras farinhas saudáveis, tais como a farinha de trigo sarraceno ou a farinha de soja.
Eis duas receitas com dois dos nossos pães que contêm farinha de arroz, uma com pão de beterrabae outra com Pão Toscano. E já que estamos a falar de farinha de arroz, para sobremesa, pode completar a sua refeição com as nossas almofadas recheadas de cacau que contêm uma elevada percentagem de farinha de arroz.
Salada de abóbora, trigo sarraceno e pão de beterraba
INGREDIENTES:
½ abóbora, cortada em cubos
1 chávena de trigo sarraceno torrado, cerca de 220 gramas.
½ cebola, cortada em cubos
1 chávena de tomate cherry, cortados ao meio
½ chávena de coentros ou salsa, finamente picados
1 chávena de rúcula
1 chávena de espinafres
½ chávena de sumo de laranja fresco
2 colheres de sopa de sementes de abóbora torradas
2 Bolas de Beterraba da Leon the Baker
Para o vinagrete da salada
½ limão espremido
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 dente de alho, picado
Sal marinho e pimenta preta moída no momento
Para cozinhar a abóbora, recomendamos que a cozinhe a vapor durante 10 minutos ou até ficar mole.
Há que ter cuidado para que não fique demasiado mole, caso contrário, ficará em puré. Depois de cozinhada, reservar e deixar arrefecer.
Colocar o trigo sarraceno e 2 chávenas de água quente numa panela média e deixar ferver em lume alto. Quando começar a ferver, deixar durante 5 minutos e retirar do lume, tapar a panela e deixar repousar durante 10 minutos, até que a água seja absorvida e as sementes fiquem moles, mas mastigáveis.
Retirar o excesso de água e deixar arrefecer.
Agora, passar ao nosso vinagrete como molho.
Misturar o sumo de limão espremido, o vinagre e o alho num almofariz ou numa tigela pequena. Misturar bem e juntar sal e pimenta a gosto.
Num prato grande, combinar a abóbora, o trigo sarraceno, as cebolas, os tomates e os coentros ou a salsa. Juntar o molho e misturar bem.
Noutra tigela, misturar a rúcula e os espinafres com o sumo de laranja. Colocar as verduras em saladeiras individuais e cobrir com a mistura de sementes.
Por último, cortar as nossas bolas de beterraba em pequenos cubos e fritá-las numa frigideira durante cerca de 5 minutos em lume médio com um fio de azeite, mexendo-as para não queimarem.
Decorar com os cubos de pão de beterraba e as sementes de abóbora.
Servir frio ou à temperatura ambiente.
Salada de verduras com Pão Toscano
INGREDIENTES:
1 pão toscano
100 g de mistura de rebentos de alface e rúcula
1 beringela
70 g de corações de alcachofra em conserva
50 g de queijo feta
1 cebola vermelha
20 g de pimento de piquilho em conserva
20 g de vinagrete lima Tapenade
Elaboração:
1.º – Cortar o pão em fatias de 1,5 cm e, por sua vez, cortar cubos de 1,5 cm com duas fatias e, numa frigideira antiaderente quente, saltear o pão até ficar ligeiramente dourado.
2.º – Cortar umas rodelas com a beringela, juntar-lhes um pouco de sal e deixar repousar durante cinco minutos para que liberte água e qualquer possível travo. Secar a água e dourar as rodelas de beringela de ambos os lados na frigideira. Com essas rodelas de beringela, cortar tiras com cerca de 1,5 cm.
3.º – Escorrer a água das alcachofras e cortar ao meio.
4.º – Cortar o queijo fetaem cubos de 1×1 cm.
5.º – Descascar a cebola, cortar ao meio e cortar em juliana muito fina longitudinalmente.
6.º – Retirar e escorrer um pimento de piquilho da lata, abrir um pimento e retirar as sementes. Cortar em tiras com aproximadamente 0,5 cm.
7.º – Num frasco, colocar 3 partes de azeite de 0,4º, uma parte de sumo de lima e uma colher de chá de Tapenade de azeitona.
8.º – Colocar a mistura de alface na saladeira, dando o máximo volume possível.
9.º – Ir distribuindo por cima da alface as tiras de beringela, os meios corações de beringela, os cubos de queijo feta, a cebola e as tiras de pimento de piquilho.
10.º – Emulsionar o vinagrete lima Tapenade e temperar a salada.
11.º – Acabar distribuindo os cubos de pão toscano por cima da salada.
Bom apetite!