Já no século XIV, os Incas consumiam-na frequentemente porque acreditavam que aumentava a sua resistência nas guerras.
A quinoa é uma semente sem glúten, da mesma família do espinafre, da acelga e da beterraba. A sua origem remonta à América do Sul, sendo cultivada principalmente no Peru, no Chile e na Bolívia.
Quais são os benefícios da quinoa?
É um alimento sem glúten
Para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten, é uma alternativa perfeita para a sua alimentação.
Tem um elevado teor proteico
A quinoa é um dos alimentos com mais proteína que podemos consumir.
As proteínas da quinoa oferecem uma vasta gama de aminoácidos, que são vitais para apoiar o desenvolvimento muscular e a atividade imunitária, entre outras funções. Isto faz com que a quinoa seja um alimento de destaque para pessoas que seguem uma alimentação vegan ou vegetariana.
É uma fonte de antioxidantes
A quinoa é uma boa fonte de antioxidantes devido ao seu elevado teor de vitamina E. Este é um composto antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de certos tipos de cancro, doenças cardíacas e várias doenças oculares.
Contém também kaempferol, que pode ajudar a proteger contra infeções, doenças cardíacas, diabetes e vários tipos de cancro, incluindo o cancro da pele e do fígado.
Também contém quercetina, que pode ajudar a reforçar as defesas do corpo contra infeções e inflamações.
Contém Ácido Fólico, essencial para grávidas
O Ácido Fólico ou Folato é uma vitamina B essencial que desempenha um papel fundamental na formação do ADN. É particularmente importante para as mulheres grávidas para reduzir a possibilidade de defeitos neurais nos seus bebés, de acordo com o Office of Dietary Supplements (ODS).
Obter folato suficiente na alimentação também pode reduzir o risco de vários tipos de cancro e depressão.
As mulheres grávidas só podem obter folato suficiente tomando suplementos de Ácido Fólico. Contudo, consumir mais folato na alimentação pode reduzir o risco de deficiência e a quinoa fornece uma boa proporção do valor diário de Ácido Fólico de uma pessoa.
Tem um alto conteúdo em fibra
A quinoa é rica em fibra em comparação com outros grãos. A fibra ajuda a reduzir problemas intestinais, tais como a obstipação, uma vez que ajuda no trânsito intestinal. A quinoa também aumenta a diversidade de bactérias intestinais benéficas e pode ajudar a reduzir os sintomas inflamatórios de doenças como a colite. Ao atuar como prebiótico, a quinoa fornece combustível para as bactérias intestinais benéficas, permitindo-lhes prosperar.
A fibra também ajuda a prevenir doenças cardíacas, ao reduzir a tensão arterial alta e a diabetes. Reduz os níveis de colesterol e glicose e pode reduzir o risco de desenvolvimento de hemorróidas.
Também pode ajudar na perda de peso, pois demora mais tempo a ser mastigada do que outros alimentos e faz as pessoas sentirem-se mais cheias durante mais tempo.
O trigo sarraceno é também outro alimento sem glúten com um elevado teor de fibras.
É uma boa fonte de ferro
A quinoa tem uma elevada percentagem de ferro, que é fundamental para diversos processos no corpo humano. Por exemplo, é uma parte essencial da hemoglobina, transportando oxigénio no sangue, apoiando a energia e a função celular em todo o corpo.
A ingestão adequada de ferro também ajuda o metabolismo muscular.
É uma fonte rica de manganésio
O manganésio é essencial para o desenvolvimento e o metabolismo. Este elemento também trabalha em conjunto com muitas enzimas no organismo para apoiar a sua função.
É também um antioxidante que ajuda a prevenir danos nas mitocôndrias durante a produção de energia, e ajuda a proteger os glóbulos vermelhos e outras células contra os danos causados pelos radicais livres.
Aporta magnésio
O magnésio ajuda a relaxar a pressão nos vasos sanguíneos e, por conseguinte, a aliviar as enxaquecas. Pode ainda reduzir a diabetes tipo 2, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue. Outros benefícios do magnésio para a saúde incluem a formação de ossos e dentes saudáveis, a transmissão de impulsos nervosos, a desintoxicação, a regulação da temperatura corporal e a produção de energia.
Na Leon The Baker, elaboramos o nosso Eco Pão de Quinoa que é um grande suplemento alimentar nas suas refeições.
Também partilhamos consigo umas receitas simples para desfrutar da quinoa.
Eis três receitas de torradas muito simples e muito saudáveis:
Torradas de Pão de Quinoa com morangos e laranja:
Só precisa de:
– O nosso novo Pão de Quinoa
– Queijo para barrar
– Morangos
– Laranja
– Granola
– Mel
– Hortelã-pimenta
Pegue numa fatia do Pão de Quinoa, barre-a com queijo para barrar e cobra-a com os morangos e as laranjas cortados em cubos. Em seguida, junte um pouco de granola e mel a gosto. Decore com uma folhinha de hortelã-pimenta.
Torradas de Pão de Quinoa com abacate e peru:
Só precisa de:
– O nosso novo Pão de Quinoa
– Peru
– Um abacate
– Sementes de chia
Torradas de presunto ibérico:
Só precisa de:
– O nosso novo Pão de Quinoa
– Presunto ibérico
– Tomate triturado
– Azeite
Bom apetite!